segunda-feira, 4 de junho de 2012

A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO SANDOVAL BUSCA SUAS RAÍZES CULTURAIS...

Alunos da Escola Cônego Sandoval deram início aos estudos de pesquisa, sobre as influências dominantes na formação da cultura da nossa região, com o objetivo de valorizar e conhecer elementos presentes em todas as áreas da nossa vida social, religiosa, e intelectual. 

As cantigas de roda, parte do nosso folclore e da infância de todos, recebeu uma mistura de influências, tanto européia, como africana. De origem européia, teve sua divulgação entre as crianças, pelas escravas que as cuidavam e nelas foram incorporadas elementos de suas culturas, história, crenças e mitos.

Alunos mostram a importância da Literatura de Cordel, na nossa região. Foi introduzida no Brasil, no Seculo XVIII, vindo de Portugal, impressa em folhetos, com ilustração em xilogravura e firmou-se no Nordeste como uma expressão cultural literária, em forma de verso rimado, onde as histórias de vida da região são narradas e até mesmo clássicos como Romeu e Julieta, de Shakespeare. Mas as histórias de cangaceiros, Padre Cícero do Juazeiro, romances, tragédias e humor foram as mais divulgadas, vendidas em feiras populares, com muita aceitação, principalmente na zona rural, influenciando, também, escritores e intelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário