terça-feira, 22 de maio de 2012

LENDAS INDÍGENAS NO NOSSO FOLCLORE...

O CAIPORA, OU CAAPORA
O Caipora era um Deus protetor dos animais da floresta, dos rios, cachoeiras e de toda natureza. É um menino cabeludo, que anda montado num porco, com um cachimbo, e na aproximação do caçador, espanta os animais e apronta todo tipo de armadilha para desorienta-lo, e segundo a crença popular, sobretudo nas sextas, domingos e dias santos. As vezes é visto, mas é muito rápido, sai correndo em zigue-zague, montado no seu porco e consegue fugir. Porem há um meio de apaziguá-lo., pois o Caipora gosta de fumo e assim, conta a lenda, que os caçadores levavam um pedaço de fumo de corda, deixando no tronco de uma árvore com o seguinte dizer: "toma caipora, deixa eu ir embora"

IARA
É a dama das águas, também chamada mãe d´água, habitando toda água doce, seja rios, lagos, cachoeiras. É muito atraente, encantando os homens que se aproximam da água. Tem forma de sereia, ou seja, metade humana, metade peixe e quando os homens caem sob o seu fascínio, os leva para seu encantado palácio, no fundo do rio, ou lago.


O LOBISOMEM
A lenda diz que um homem muda para a aparência um animal, como um porco grande, que é metade lobo, metade humano, e aparece nas noites de lua cheia, depois da meia noite, usualmente nos caminhos de um  lugarejo, cidade, com a finalidade de atacar quem por lá passar, tanto pessoas, como animais domésticos.


São muitas as lendas indígenas, mas na região, essas são as mais difundidas e associadas com nosso cotidiano. As lendas foram o que resultou das crenças dos índios, depois de terem a estrutura de suas vidas desmoronadas pelo catequismo forçado e cultura dos conquistadores.



2 comentários:

  1. parabéns pela criação do blog, esperamos contribuir com o incremento de nossa cultura.

    escola municipal cônego sandoval

    ResponderExcluir
  2. amei as lendas otima criaçao

    ResponderExcluir