sábado, 19 de maio de 2012

CULTURA E IDENTIDADE


O município de Brejo do Cruz foi aprovado pelo Selo UNICEF, edição 2007-2009 e continua concorrendo na edição 2009-2012,  para participar, com as escolas urbanas e rurais, do estudo das influências afro-indígenas na nossa cultura. O objetivo é estimular, crianças e adolescentes a reconhecer, valorizar e preservar as culturas afro-brasileira, africa-indígena, para o fortalecimento da política de educação para a igualdade étnico-racial. O que deu início à cultura Brasileira, foi a fusão das influências, no período colonial, das culturas indígena, africana e portuguesa. 


O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A cultura Africana chegou ao Brasil, através do trafico negreiro, e mesmo na condição de escravos, a influência dos Africanos foi  um elemento forte, formador da nossa cultura. Tendo o Brasil, a maior população de africanos, fora da África, essa predominância cultural é marcante principalmente na nossa região nordestina, tanto na música, culinária como na  religião.
Os povos indígenas, os primeiros habitantes do Brasil, contribuíram para o nosso caldeirão cultural com influências na língua, culinária, folclore e usos de objetos como a rede de dormir, tão popular e necessária na nossa região, apesar dos colonizadores terem praticamente destruído a população indígena, física e culturalmente.


Um comentário:

  1. Parabenizo o município pelo trabalho que vem realizando na área de educação, o que se comprova com o reconhecimento internacional do selo UNICEF.
    Parabéns Brejo do Cruz.

    Onivaldo Rocha

    ResponderExcluir